UM MOVIMENTO PELA CULTURA DE DOAÇÃO. ENGAJE-SE PARA PROMOVER CAUSAS E PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS, GARANTIR DIREITOS E FORTALECER A DEMOCRACIA NO BRASIL.

Descubra/

Mural

Tecnologia a seu favor: aplicativos e sites para você doar

07.05.2018 // por Viralize

É fato que a tecnologia chegou para nos ajudar. Seja para pagar contas ou fazer o supermercado, cada vez mais tarefas estão disponíveis e acessíveis na palma da mão. Com as doações não seria diferente.

Muitas empresas e organizações, percebendo a tendência cada vez maior de acessar praticamente tudo pelo celular, colocaram a mão na massa – ou nas teclas de programação – e criaram aplicativos voltados para facilitar a vida de quem quer doar para causas e organizações da sociedade civil.

Confira algumas ferramentas que conectam quem quer colaborar e quem precisa de recursos e participe você também:  

Joyz Me

Com o objetivo de conectar quem está disposto a ajudar com quem precisa de apoio, o Joyz é uma “rede social da doação”. O aplicativo tem um feed de fotos, que são as campanhas. Muito semelhante ao aplicativo de fotos Instagram, o usuário pode “curtir” as fotos ou dar os Joyz, a moeda simbólica do app: cada Joyz vale R$ 0,10. Ao fazer o download do aplicativo, a pessoa ganha 16 Joyz nos primeiros quatro dias de uso da rede social. Além disso, no canto superior direito do feed fica a loja, onde o usuário pode entrar e comprar mais moedas para ajudar as causas com as quais se identificar (mediante a vinculação a um cartão de crédito). No site, há um vídeo tutorial que explica como funciona. Disponível para Android e IOS, o Joyz é gratuito.

Ribon

É possível doar mesmo sem ter dinheiro? Um grupo de estudantes da Universidade de Brasília (UnB) provou que sim ao criar o Ribon. Ao instalar o aplicativo no celular, o usuário recebe uma notificação por dia sobre uma boa história, juntamente com um anúncio, responsável por gerar o dinheiro da doação. Cada notificação equivale a 100 ribons, a moeda simbólica do app, que pode ser doada para as quatro causas disponíveis: medicamentos, água potável, fortificação alimentar e saúde básica. Em medicamentos, por exemplo, as doações são destinadas à Schistosomiasis Control Initiative (SCI), uma organização que trabalha para a erradicação da esquistossomose, que ainda mata mais de 280 mil pessoas por ano, 90% somente na África. No canto superior esquerdo, o usuário pode acompanhar os impactos de suas doações nas quatro áreas. A Ribon se responsabiliza por publicar relatórios de doação no blog do site, além de enviar uma notificação com a prestação de contas para todos os usuários. Também gratuito, o app está disponível para Android e IOS.

Global Giving

Criado em 2002, o GlobalGiving é um portal de financiamento coletivo comunitário, que tem a proposta de ligar organizações sem fins lucrativos, doadores e empresas. Desde então, a organização já levantou mais de 325 milhões de dólares, vindos de 768 mil apoiadores, que destinaram recursos a mais de 19 mil projetos espalhados em 170 países. No site, é possível pesquisar os projetos mais novos, os recentemente financiados ou também por área de atuação, seja com crianças, desastres naturais, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia, mulheres, entre outros. Também é possível filtrar as ações de acordo com o país e o grau de reconhecimento (com critérios como organizações visitadas, favoritas da equipe, entre outros). Na plataforma, estão disponíveis 35 projetos brasileiros para apoio. Confira todos aqui. O site está disponível em inglês e as doações devem ser feitas em dólares.

Risü

A Risü é outra ferramenta para doar sem gastar nada. A plataforma usa parte do valor de compras online para ajudar organizações sociais, o que significa que o consumidor não gasta nada além do valor do produto para doar. O funcionamento é simples: o internauta deve acessar a loja que quer comprar a partir do site do Risü ou com a instalação do pluggin Memorisü (são mais de 100 lojas parceiras, entre elas Amazon, Lojas Americanas, Submarino). Depois, é o momento de escolher a causa para a qual quer doar. No site, é possível consultar uma lista completa, com mais de 60 organizações. Em seguida, o consumidor será redirecionado para a loja. Com a compra, as lojas pagam uma comissão à Risü, e a parte dela é encaminhada à organização escolhida. Conheça a plataforma.

Doebem

A Doebem é mais uma plataforma que acredita em conectar pessoas dispostas a ajudar à organizações que trabalham para promover o bem e a superação de desafios sociais. Criada por dois brasileiros em 2016, o site faz uma curadoria de organizações que promovem mudanças efetivas a partir da crença de que com evidências claras de impacto, estudos científicos e transparência, é possível alocar recursos de forma mais eficiente. No portal, estão disponíveis três organizações: a Saúde Criança, que atua no Rio de Janeiro e em Porto Alegre dando suporte à famílias nos pilares: saúde, moradia, cidadania, renda e educação; a Renovatio, que produz óculos de grau resistentes e de baixo custo, além de realizar mutirões com ônibus oftalmológicos pelo Brasil; e a Caviver, que tem como objetivo diagnosticar as causas da cegueira infantil em Fortaleza, oferecendo atendimento clínico ou cirúrgico. Na página de cada organização é possível consultar como cada valor doado será utilizado. Além disso, a Doebem disponibiliza no site todos os relatórios de gastos, planilhas e os repasses realizados.

Doação da Nota Fiscal Paulista

Uma outra forma de ajudar causas sociais sem colocar a mão no bolso é doar os cupons da Nota Fiscal Paulista. Muitos consumidores negam o “CPF na nota” e não recebem a taxa de 20% do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) recolhido em lojas, mercados e outros estabelecimentos comerciais. Mas é possível destinar esse dinheiro à organizações. Para facilitar esse trabalho de repasse, foi criado o Cupong.me. O aplicativo é simples: o consumidor deve digitar ou tirar uma foto da nota fiscal (sem o CPF) e cadastrar na plataforma, além de escolher uma causa para ajudar. Hoje, são mais de 60 disponíveis no site. Esse processo de doação também pode ser feito pelo site da Nota Fiscal Paulista. Usuários cadastrados devem fazer o login no portal, clicar na aba ‘doação automática’ e depois em ‘escolher instituição’. Feito isso, todos os cupons fiscais das compras que o CPF for informado serão destinados à instituição escolhida. Saiba mais no site da Secretaria da Fazenda.

Polen

Criado para ‘polinizar’ o mundo com doações, o Polen é um aplicativo para o navegador Google Chrome que facilita doações para causas sociais. Funciona assim: depois da instalação do “Polinizador” no navegador da internet, o usuário entra normalmente em uma loja online onde deseja fazer uma compra. Se essa loja for parceira do Polen, a pessoa receberá um aviso que pode apoiar um projeto ou programa sem gastar nada além do valor do produto. Isso porque o e-commerce separa uma porcentagem da compra para a organização escolhida. No site do aplicativo, é possível ver uma lista com as mais de 250 organizações parceiras, divididas nas categorias: assistência social, direitos humanos, cultura e esporte, desenvolvimento local, meio ambiente, pessoas com deficiência, proteção animal, saúde e educação e outras.  

Mural

Um é pouco, dois é bom e três é melhor ainda: razões para você ser um doador recorrente

Sabe aquele projeto super bacana em que os jovens do seu bairro produzem documentários sobre os desafios locais e você...

Mural

Seja você um influenciador: o que acontece quando você doa e conta para todo mundo!

Quem nunca recebeu um pedido de um amigo para dar aquela forcinha para um projeto que desenvolve ou que ele apoia? É fa...

Mural

O caminho da doação: para onde vai o seu dinheiro

Quando o assunto é dinheiro, muita gente fica com receio de fazer uma doação sem ter certeza como e no quê o recurso...

Realização
Apoio
Acompanhe a VIRALIZE

© 2018. Todos os direitos reservados.

Novidades

Deixe seus dados e receba alertas com as novidades da Viralize.