UM MOVIMENTO PELA CULTURA DE DOAÇÃO. ENGAJE-SE PARA PROMOVER CAUSAS E PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS, GARANTIR DIREITOS E FORTALECER A DEMOCRACIA NO BRASIL.

Descubra/

Mural

Seja você um influenciador: o que acontece quando você doa e conta para todo mundo!

06.06.2018 // por Viralize

Quem nunca recebeu um pedido de um amigo para dar aquela forcinha para um projeto que desenvolve ou que ele apoia? É fato que quando temos aquele aval, um carimbo, de algum conhecido sobre programas ou iniciativas socioambientais é muito mais fácil também nos motivarmos a doar, não é? Afinal, isso traz mais credibilidade e confiança.

Então, porque será que os brasileiros ainda não falam que doam e, muito mais, espalham essa ideia para a sua rede? Não há uma resposta tão clara sobre isso, porém, segundo o levantamento e análise da Pesquisa Doação Brasil, esse comportamento diz respeito à cultura do país e a orientação moral de cada um. Algo predominante no Brasil desde os tempos coloniais, para o qual “a mão direita não deve saber o que a mão esquerda faz”.
O resultado isso é que a grande maioria dos brasileiros é reservada quanto a compartilhar sua prática de doação com os outros e, muitas vezes, também julgam negativamente quem o faz: a pesquisa apontou que 84% dos entrevistados acham que ‘as pessoas não devem ficar falando que fazem doação’.

A questão é que esse comportamento acaba por ir na contramão de um movimento positivo que foi ampliado pela chegada das redes sociais: hoje, podemos falar com muito mais pessoas ao mesmo tempo, disseminando temas, questões, pensamentos e ideias que apostamos. Se falamos tanto sobre questões políticas atuais, o último capítulo da novela, a viagem maravilhosa que fizemos, por que então na falar daquela iniciativa transformadora que você decidiu ser parte também doando seu tempo, materiais ou dinheiro?

Usar e abusar desse poder de fala – ou seja, ser também esse influenciador da sua própria rede, seja de amigos, familiares, colegas de trabalho e com quem mais se comunica o tempo todo – é fundamental quando pensamos na importância de ampliar as doações no Brasil. Com essa pequena atitude, simples e rápida, ao contar para o seu colega, vizinho ou amigo sobre a sua doação, é possível que você o convença também da importância dessa iniciativa e ele passe a doar!

O resultado final, se esse movimento se viralizar, pode ser o aumento do apoio às iniciativas socioambientais desenvolvidas.

Essa é a aposta da psicóloga Maria Fernanda Miglioli. Ela conheceu, por meio das redes sociais do VIRALIZE, a campanha Tirar a Lei do Papel – #tiraraleidopapel (saiba mais na página de projetos de educação), promovida pela AfroeducAÇÃO. A proposta da iniciativa é promover uma série de atividades culturais e educativas para debater a implementação da Lei Federal 10.639/03, sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira em todas as escolas, que completa 15 anos em 2018. Entre as ações previstas, estão rodas de conversa sobre ‘Masculinidades, Negritude e Educação’, ‘Comunicação, Educação e Negritude’, ‘Corporeidade, Negritude e Educação’, entre outras.

Maria Fernanda comenta que, quando viu o projeto, decidiu apoiar na hora, pois se trata de uma iniciativa que coloca em ação vários aspectos e questões sobre as quais acredita e quer que se espalhem no mundo. “O nosso tempo é escasso e doar para iniciativas como a campanha é acreditar que tem muita gente legal já colocando em ação os nossos propósitos que o tempo escasso, às vezes, não nos permite realizar diretamente”, destaca.
Para ampliar o alcance da sua doação, a psicóloga não hesitou em compartilhar em todas as suas redes sociais, para incentivar mais pessoas a se engajar. “Acredito que na minha rede de amigos e trabalho tem muitas pessoas que também querem um mundo melhor e se sensibilizariam com esta causa”.

Vamos nessa também? Clique aqui e conheça os projetos apoiados pela VIRALIZE em cinco diferentes causas e compartilhe também a ideia de que doar é participar, é garantir direitos. Acesse também os nossos materiais de comunicação e passe a disseminar a cultura de doação em suas redes sociais.

Mural

Ao doar para uma organização social você também pode estar apoiando uma criança

No dia 12 de outubro foi comemorado o Dia das Crianças, data sancionada no Brasil em 1924 por meio de um decreto qu...

Mural

Nada sobre nós sem nós: como apoiar e lutar com as pessoas com deficiência

“Nada sobre nós sem nós”, este foi o lema de uma multidão de pessoas com deficiência que, na década de 1980, ma...

Mural

Entrevistamos Amália Fischer, cofundadora do Fundo ELAS, sobre doação e o impacto nos direitos das mulheres no Brasil

Quando o assunto é direito da mulher, o cenário brasileiro melhorou, mas ainda há muito a se fazer para que números ...

Realização
Apoio
Acompanhe a VIRALIZE

© 2018. Todos os direitos reservados.

Novidades

Deixe seus dados e receba alertas com as novidades da Viralize.