UM MOVIMENTO PELA CULTURA DE DOAÇÃO. ENGAJE-SE PARA PROMOVER CAUSAS E PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS, GARANTIR DIREITOS E FORTALECER A DEMOCRACIA NO BRASIL.

Descubra/

Mural

Pra começar: o que é importante saber para doar

14.05.2018 // por Viralize

Você está super motivado a fazer uma doação para uma organização social ou um projeto com o qual se identificou, mas, ainda está em dúvida sobre como fazer esse repasse de recursos, como ele será investido e os resultados desse apoio?
Confira algumas dicas e sugestões sobre informações e condutas que você pode adotar para se engajar o quanto antes neste movimento em prol cultura de doação no país:

1. Conheça quem é a organização e o que ela faz

Busque o máximo de informações a respeito dessa instituição para que você saiba com detalhes o que ela faz e como faz. Assim, acesse o site, as redes sociais e outros materiais disponíveis que tragam detalhes sobre o histórico da organização, os projetos que realiza, parceiros já recorrentes, relatórios publicados e outros dados que te interessar. Se for possível, visite pessoalmente a organização. Isso sempre faz muita diferença!
Saiba outras formas de conhecer as iniciativas de projetos socioambientais nessa matéria que preparamos.

2. Veja os resultados alcançados pelas iniciativas

As organizações desenvolvem projetos realmente transformadores em seus territórios e campos de atuação? Muitas ações impactam na vida de milhões e milhões de brasileiros, por meio de ações de educação, saúde, meio ambiente, bem-estar, cultura, direitos humanos…Conheça esses resultados já obtidos pelas iniciativas realizadas pela organização. Isso pode ser feito lendo um relatório de atividades anual, assistindo a vídeos com depoimentos dos beneficiários, acompanhando de perto uma ação realizada no território, analisando dados apresentados para premiações e certificações, conversando com os dirigentes da instituição, entre outras formas que você pode identificar junto à organização.

3. Identifique as formas de apoio

Há diversas maneiras de apoiar o trabalho das organizações da sociedade civil. Você pode doar diretamente recursos financeiros, materiais e equipamentos para os projetos, atuar como voluntário das atividades realizadas, ser um articulador conectando a organização a sua própria rede de contatos, divulgando o trabalho da organização para que outros também apoiem…enfim, as possibilidades são muitas!
Converse com a organização e identifique quais são as suas principais necessidades no momento e comece a apoiar.

4. Verifique a melhor forma de direcionar os recursos

Hoje, muitas organizações já conseguem receber as doações por meio de várias ferramentas e mecanismos. Os mais comuns são:
– Depósito ou transferência bancária: para isso, você pode solicitar os dados da conta da organização ou encontrá-los no próprio site da instituição. Normalmente, essa informação está numa página específica, chamada “Doação”, “Como apoiar” etc. Algumas organizações optam pelo boleto bancário, outras pelo depósito em conta ou ainda transferência via Paypal, por exemplo.

– Aplicativos: atualmente há muitos aplicativos que podem ser instalados no celular ou no próprio computador para fazer uma doação direta a centenas de organizações. Veja a listinha que preparamos a respeito.

– Plataformas de financiamento: campanhas pontuais ou recorrentes em plataformas de crowdfunding (financiamento coletivo) também têm sido cada vez mais comum. Há algumas que focam mais em iniciativas socioambientais, como o Benfeitoria e o Juntos.com.vc.

– Nota fiscal: é possível solicitar notas fiscais sem colocar o CPF, para que essa nota possa ser direcionada às instituições sociais, que irão se beneficiar deste recurso. Saiba como aqui. Inclusive, alguns estabelecimentos comerciais já contam com urnas para receber estas notas sem o CPF. Basta depositar o documento.

– Incentivos fiscais: muitas organizações desenvolvem projetos que podem ser apoiados via imposto de renda devido. Veja com a instituição se esse é o caso e ela irá esclarecer como fazer o processo da melhor forma possível.

5. Estabeleça uma relação próxima com a organização

Se você ainda está em dúvida sobre doar ou não para essa organização, estabeleça uma relação mais próxima e vá acompanhando as ações realizadas. A instituição pode lhe enviar periodicamente boletins informativos, relatórios anuais de atividades, convites para as atividades promovidas, fotos dos projetos, depoimentos de beneficiários e outras informações que achar conveniente. O importante é estabelecer uma relação de confiança e de parceria verdadeira!

Para quem já se convenceu sobre o quanto é importante doar para garantir direitos no nosso país, clique aqui e acesse a área de doadores da plataforma VIRALIZE. Você pode conhecer os projetos apoiados em cinco causas diferentes e ainda baixar materiais de comunicação para divulgar em suas próprias redes sociais, se tornando assim também um influenciador dessa boa notícia. Participe!

Mural

Um é pouco, dois é bom e três é melhor ainda: razões para você ser um doador recorrente

Sabe aquele projeto super bacana em que os jovens do seu bairro produzem documentários sobre os desafios locais e você...

Mural

Seja você um influenciador: o que acontece quando você doa e conta para todo mundo!

Quem nunca recebeu um pedido de um amigo para dar aquela forcinha para um projeto que desenvolve ou que ele apoia? É fa...

Mural

O caminho da doação: para onde vai o seu dinheiro

Quando o assunto é dinheiro, muita gente fica com receio de fazer uma doação sem ter certeza como e no quê o recurso...

Realização
Apoio
Acompanhe a VIRALIZE

© 2018. Todos os direitos reservados.

Novidades

Deixe seus dados e receba alertas com as novidades da Viralize.