UM MOVIMENTO PELA CULTURA DE DOAÇÃO. ENGAJE-SE PARA PROMOVER CAUSAS E PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS, GARANTIR DIREITOS E FORTALECER A DEMOCRACIA NO BRASIL.

Descubra/

Mural

Iniciativas que ajudam a conhecer quem são as organizações no Brasil

07.05.2018 // por Viralize


Não é incomum encontrar pessoas que têm vontade e disponibilidade para doar, mas não sabem como.
“Para quem doar?” é uma pergunta recorrente quando o assunto é escolher para onde vai o tempo, o dinheiro, materiais etc. Antes de mais nada, é preciso conhecer as organizações: suas áreas de atuação, missão, visão, valores, público-alvo dos projetos desenvolvidos, sua forma de financiamento e diversos outros fatores.

Com essas informações, é possível identificar qual ou quais organizações melhor se encaixam nas possibilidades e motivações de cada um. Para ajudar nessa missão, organizamos uma lista de sites, prêmios e iniciativas que mapeiam as organizações da sociedade civil (OSC) e apresentam suas características. Confira:

Mapa das OSCs

O Mapa das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) é uma plataforma colaborativa para reunir e divulgar indicadores sobre OSCs de todo o Brasil. A iniciativa do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), lançada em 2015, reúne informações provenientes de 15 bases de dados de órgãos da administração pública. Atualmente, estão listadas cerca de 400 mil organizações. Somente no Estado de São Paulo, por exemplo, são mais de 80 mil.

O portal apresenta um amplo leque de informações. Na página inicial, a plataforma usa o IP do usuário para buscar as cinco organizações mais próximas do internauta. O mapa distribui as organizações geograficamente. Também é possível pesquisar as OSCs pela barra de busca, seja pelo nome, CNPJ, por estados, regiões ou municípios. A plataforma apresenta ainda a seção de indicadores, com informações organizadas em tabelas e infográficos.

Prêmio Melhores ONGs

Com o objetivo de identificar, premiar e divulgar organizações com boas práticas de gestão e transparência do terceiro setor do Brasil, o Instituto Doar e a revista Época criaram o “Prêmio Melhores ONGs Época Doar”.

Na primeira edição do evento, em 2017, foram avaliadas 1560 organizações e, a partir dessas, foram elencadas as 100 melhores ONGs. A lista está disponível em três formatos: em ordem alfabética; as melhores organizações por região; e as melhores de acordo com a área de atuação.

As inscrições para a segunda edição do prêmio já estão encerradas. Até o final do ano, uma nova listagem será lançada. Aguarde novidades.

Instituto Doar

Além do prêmio, o próprio site do Instituto Doar também apresenta informações sobre quais organizações têm práticas relevantes no Brasil.

Hoje, possui quatro certificações: o Selo Doar, que analisa a atuação das organizações de acordo com cinco campos e destaca aquelas que melhor respondem aos critérios; o Selo ONG Transparente que, como o próprio nome já adianta, analisa a transparência das organizações a partir de informações da internet, como página de Facebook e relatórios anuais; o Ranking das Mais Curtidas, juntamente com o link direto de doação e o PQGT: Padrão de Qualidade, Gestão e Transparência, lançado em fevereiro de 2018.

Abong

A Abong (Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais), fundada em 1991, reúne organizações da sociedade civil comprometidas a construir modos sustentáveis de vida a partir da disseminação de valores como democracia, transparência, sustentabilidade, igualdade, entre outros.

O site, além de ser de fácil navegação e trazer notícias e reportagens sobre o terceiro setor, permite que o internauta pesquise os associados pelo nome, seja abreviado, completo ou pela sigla, e também por região, Unidade Federativa, área de atuação e público-alvo. Cada organização tem sua página própria, com apresentação da missão, principal âmbito de atuação, endereço do site, telefone e email para contato, principal público-alvo atendido, entre outras informações.

GIFE

O GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) é uma associação que reúne investidores sociais privados (ISP) do Brasil, ou seja, organizações que alocam recursos privados para o bem comum. Atualmente congrega mais de 130 associados das mais diversas áreas, com atuações e funcionamentos igualmente variados: desde organizações que realizam seus próprios projetos até os grantmakings, que operam exclusivamente financiando projetos de terceiros.

No site do GIFE, cada instituto ou fundação tem sua página própria que, além de uma apresentação breve da atuação e missão de cada um, traz também o endereço do site, as redes sociais, os contatos, as áreas de atuação e reportagens sobre suas iniciativas.

Mural

Ao doar para uma organização social você também pode estar apoiando uma criança

No dia 12 de outubro foi comemorado o Dia das Crianças, data sancionada no Brasil em 1924 por meio de um decreto qu...

Mural

Nada sobre nós sem nós: como apoiar e lutar com as pessoas com deficiência

“Nada sobre nós sem nós”, este foi o lema de uma multidão de pessoas com deficiência que, na década de 1980, ma...

Mural

Entrevistamos Amália Fischer, cofundadora do Fundo ELAS, sobre doação e o impacto nos direitos das mulheres no Brasil

Quando o assunto é direito da mulher, o cenário brasileiro melhorou, mas ainda há muito a se fazer para que números ...

Realização
Apoio
Acompanhe a VIRALIZE

© 2018. Todos os direitos reservados.

Novidades

Deixe seus dados e receba alertas com as novidades da Viralize.