UM MOVIMENTO PELA CULTURA DE DOAÇÃO. ENGAJE-SE PARA PROMOVER CAUSAS E PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS, GARANTIR DIREITOS E FORTALECER A DEMOCRACIA NO BRASIL.

Descubra/

Mural

GIFE lança websérie “Sustenta OSC” sobre doação para as organizações da sociedade civil

26.08.2018 // por Viralize

O assunto é sério, importante e necessário: com um cenário político e econômico instável, para quem você doa, apoia e concentra esforços para promover mudanças? Por esse questionamento, e levando em consideração a ainda frágil cultura de doação no Brasil, o GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) lançou a websérie “Sustenta OSC”. São oito episódios para mostrar de forma clara e objetiva como anda a cultura de doação brasileira, como funcionam e se sustentam as organizações da sociedade civil e como ser parte desse ciclo social de forma efetiva e construtiva.

A iniciativa faz parte do projeto “Sustentabilidade Econômica das Organizações da Sociedade Civil”, uma realização do GIFE e da Coordenadoria de Pesquisa Jurídica Aplicada (CPJA) da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito São Paulo) em parceria com o Instituto de Pesquisas Aplicadas (Ipea) e apoio da União Europeia, Fundação Lemann, Instituto Arapyaú e Instituto C&A.

Além de mostrar e fazer esse cenário ser mais palpável, a ideia também é apontar caminhos para os desafios e gargalos dessa atuação das organizações da sociedade civil. Os vídeos são curtos e de fácil acesso, tem de 5 até 10 minutos de duração, e trabalham com imagens e depoimentos dos principais atores envolvidos com o tema (Estado, empresas, OSC, fundos nacionais e internacionais e outros) sobre três pilares: cultura de doação, transparência e ambiente regulatório.

O objetivo, além de reforçar a importância da sociedade civil organizada, também é avançar no debate de como ela se financia e como a legislação pode operar para criar mecanismos que incentivem e facilitem que os recursos cheguem para as organizações.  Assuntos como tributação, por exemplo, pode ser um assunto árido, especialmente no Brasil, pois a forma como a legislação tributária e os mecanismos de incentivo funcionam ainda causam confusão e desconfiança em muitos doadores. A websérie vai permitir provocar uma reflexão sobre como as organizações se financiam, traduzindo temas complexos para um público mais amplo.

Não deixe de acompanhar no YouTube do GIFE:

 

Mural

Ao doar para uma organização social você também pode estar apoiando uma criança

No dia 12 de outubro foi comemorado o Dia das Crianças, data sancionada no Brasil em 1924 por meio de um decreto qu...

Mural

Nada sobre nós sem nós: como apoiar e lutar com as pessoas com deficiência

“Nada sobre nós sem nós”, este foi o lema de uma multidão de pessoas com deficiência que, na década de 1980, ma...

Mural

Entrevistamos Amália Fischer, cofundadora do Fundo ELAS, sobre doação e o impacto nos direitos das mulheres no Brasil

Quando o assunto é direito da mulher, o cenário brasileiro melhorou, mas ainda há muito a se fazer para que números ...

Realização
Apoio
Acompanhe a VIRALIZE

© 2018. Todos os direitos reservados.

Novidades

Deixe seus dados e receba alertas com as novidades da Viralize.