UM MOVIMENTO PELA CULTURA DE DOAÇÃO. ENGAJE-SE PARA PROMOVER CAUSAS E PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS, GARANTIR DIREITOS E FORTALECER A DEMOCRACIA NO BRASIL.

Descubra/

Mural

Dicas de ações para se engajar ainda mais no tema

07.05.2018 // por Viralize

A pesquisa Brazil Giving Index 2017, mostrou que 68% dos brasileiros pesquisados fizeram doações financeiras no últimos 12 meses, seja para uma igreja, organização religiosa, organizações sem fins lucrativos ou diretamente para alguém. Apesar dessa porcentagem, o país ainda ocupa a 75ª posição de 139 países pelo World Giving Index 2017, que analisa e monta um ranking com as nações de acordo com três comportamentos de doação: ajuda a um estranho, doação financeira e trabalho voluntário.

Muitos brasileiros apontam que não doam devido à falta de recursos diante da instabilidade econômica atual do país. Se este é o seu caso, você pode participar de outras maneiras. Existem alternativas para contribuir com iniciativas socioambientais além de doar dinheiro: as pessoas também podem doar tempo, doar materiais, doar conhecimentos…Por isso, separamos algumas opções para quem quer se engajar mais. Confira:

Dia de Doar

Inspirado no #GivingTuesday, a primeira terça-feira depois do Dia de Ação de Graças (o Thanksgiving), o #DiaDeDoar acontece no Brasil desde 2013 com o objetivo de promover a cultura de doação no Brasil e tornar o país mais generoso e solidário. Desenvolvido pelo Instituto Doar e organizado pelo Movimento por uma Cultura de Doação e pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), a campanha propõe uma grande mobilização no dia de doar, que em 2017 aconteceu em 28 de novembro, para que pessoas e empresas possam se engajar no tema e ajudar organizações da sociedade civil. No site oficial, estão disponíveis kits de ferramentas, como posts para redes sociais, anúncios e músicas, para todos possam participar. Além disso, há uma área para que as organizações registrem suas ações ou para que voluntários conheçam o que está sendo feito por aí. Saiba mais.

Dia Nacional do Voluntariado

Definido pela Lei 7.352 como 28 de agosto, o Dia Nacional do Voluntariado homenageia toda e qualquer pessoa que usa parte do seu tempo para ajudar quem precisa, seja compartilhando talentos ou habilidades ou ressaltando a importância do envolvimento com causas sociais. A data reafirma o engajamento social como uma prática a ser adotada de forma regular pela população, com promoção de valores como solidariedade, cooperação, responsabilidade, entre outros. Como a divulgação de boas ações se intensifica nesse dia, é uma boa oportunidade para conhecer novos projetos, programas e pessoas, tanto para quem já é voluntário ampliar seus horizontes, quanto para aqueles que querem começar.

Viradas (Cultural, Educação, Sustentável, Política etc.)

Realizadas anualmente, as Viradas, seja Cultural, Educação, Sustentável e até a Virada Política reúnem atividades com o propósito de engajar mais pessoas pelo tema e ocupar a cidade. A Virada Cultural, por exemplo, realizada desde 2005, já promoveu mais de 7.100 atividades culturais para mais de 10 milhões de pessoas. Já na Virada Educação, é possível organizar rodas de conversa sobre questões essenciais da educação; exibição de filmes,  peças teatrais, mostra de fotografias, música e arte; intervenções e oficinas que promovem o aprendizado a partir da vivência no território.

Por sua vez, a Virada Sustentável, que acontece desde 2011, reúne organizações da sociedade civil (OSC), órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades, todos unidos para mostrar a infinita gama de assuntos que a sustentabilidade contém e como eles podem ser trabalhados.

A Virada Política, que terá sua quinta edição em 2018, tem como objetivo promover o debate e diálogo entre cidadãos, ativistas e políticos, sobre como construir uma sociedade mais justa, responsável e autônoma. Em todos esses eventos, é possível tanto organizar quanto participar de atividades, já que todos prezam pela interação e compartilhamento de conhecimento. No site de cada um deles, é possível encontrar fotos, relatos das edições anteriores, o que saiu na mídia, regulamentos para inscrever atividades, entre outros conteúdos.

Datas comemorativas

As datas comemorativas também são uma boa oportunidade para participar de ações sociais. No Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, data que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, inúmeras ações são desenvolvidas Brasil afora com o objetivo de discutir questões de raça. Mostras e apresentações artísticas, rodas de conversa, exibição de filmes e exposições são só alguns exemplos de atividades que centros culturais e organizações, tanto da sociedade civil quanto do governo, programam para novembro. O Museu Afro Brasil já realizou, por exemplo, o Mês do Doar, inspirado no Dia do Doar.

Outras datas, como o Dia da Educação, comemorado no dia 28 de abril, e o Dia da Juventude, 12 de agosto, também ganham agendas próprias e programações, quando surgem novas ações que permitem conhecer programas, práticas e o engajamento nas propostas de institutos e organizações especializadas.

Mural

Ao doar para uma organização social você também pode estar apoiando uma criança

No dia 12 de outubro foi comemorado o Dia das Crianças, data sancionada no Brasil em 1924 por meio de um decreto qu...

Mural

Nada sobre nós sem nós: como apoiar e lutar com as pessoas com deficiência

“Nada sobre nós sem nós”, este foi o lema de uma multidão de pessoas com deficiência que, na década de 1980, ma...

Mural

Entrevistamos Amália Fischer, cofundadora do Fundo ELAS, sobre doação e o impacto nos direitos das mulheres no Brasil

Quando o assunto é direito da mulher, o cenário brasileiro melhorou, mas ainda há muito a se fazer para que números ...

Realização
Apoio
Acompanhe a VIRALIZE

© 2018. Todos os direitos reservados.

Novidades

Deixe seus dados e receba alertas com as novidades da Viralize.