A ONG Caatinga tem a missão de “semear a agroecologia para uma vida digna no semiárido”, através da promoção da conservação e preservação das terras, florestas e águas da caatinga, para garantir a permanência de todas as suas formas de vida. Para isso, desenvolve projetos para gestão adequada dos bens naturais e áreas protegidas, o fomento à pesquisa e experimentação, a educação ambiental contextualizada, a produção de alimentos saudáveis através da agricultura familiar agroecológica, o desenvolvimento sustentável e a promoção da organização social.
Trabalha e fomenta a ação em rede com diversos parceiros, potencializando a mobilização de pessoas e instituições interessadas na conservação da biodiversidade e vida digna aos povos da Caatinga.
http://caatinga.org.br/doacoesOrganização da sociedade civil formada a partir da iniciativa e união de pessoas que idealizaram a recomposição florestal do Vale do Paraíba a partir da conexão de fragmentos isolados da Mata Atlântica. Essa iniciativa só se tornou possível pelo esforço e doação de muitas horas de trabalho voluntários dessas pessoas, que ao longo dos anos, sensibilizaram outras e, assim, nasceu o Corredor Ecológico.
http://www.corredorecologico.com.br/participe/pessoa-fisica.phpO Edukatu é o projeto de educação do Instituto Akatu para crianças e jovens. É uma rede de aprendizagem, com metodologia aprovada pelo MEC (Ministério da Educação), para incentivar a troca de conhecimentos e práticas sobre consumo consciente entre alunos e professores do Ensino Fundamental de escolas em todo o Brasil, por meio de uma plataforma digital e de ações presenciais em comunidades escolares. Tem uma equipe com profissionais dedicados em tempo integral, que desenvolve sempre novos conteúdos, mantém a plataforma atualizada e o relacionamento com os participantes.
https://benfeitoria.com/EdukatuO IPE – Instituto de Pesquisas Ecológicas atua em mais de 30 projetos por ano, em locais como o Pontal do Paranapanema e Nazaré Paulista (SP), Baixo Rio Negro (AM), Pantanal e Cerrado (MS). Com educação e participação, a organização demonstra que é possível integrar diversos segmentos de uma sociedade, mesmo que complexa, e ainda utilizar os resultados de pesquisas em medidas efetivas de conservação e desenvolvimento sustentável.
http://ipe.org.br/doeO Instituto Socioambiental é uma organização que propõe soluções de forma integrada a questões sociais e ambientais com foco central na defesa de bens e direitos sociais, coletivos e difusos relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos.
O ISA atua construindo soluções e modelos de desenvolvimento sustentável com comunidades indígenas, quilombolas e extrativistas, nossos parceiros. E também monitorando, pressionando governos e incidindo nas políticas públicas.
https://filiacao.socioambiental.org/Atuando na perspectiva de construção da autonomia dos catadores de materiais recicláveis, o INSEA busca contribuir para o fortalecimento do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, através da
organização e formação dos catadores de materiais recicláveis em todo o Brasil.
http://www.insea.org.br/doe/O GBMA, grupo ligado à Unicamp, tem o objetivo de desenvolver uma pesquisa científica e tecnológica para a sustentabilidade das cidades e da agricultura. O foco é o desenvolvimento de tecnologias utilizando microrganismos para transformar os resíduos orgânicos, urbanos e agrícolas, em fertilizantes para a agricultura urbana e para a geração de bioenergia. Ao mesmo tempo, estas tecnologias permitirão a redução do impacto ambiental gerado pela disposição inadequada desses resíduos. Para tanto, propõem o desenvolvimento de um biorreatores para possibilitar este reaproveitamento de resíduos urbanos e agrícolas.
https://benfeitoria.com/GBMAAtuando no Acre e no Amazonas, além de áreas fronteiriças, com a participação de, aproximadamente, 5 mil famílias, a organização realiza projetos e campanhas que promovem a geração de renda e mantém a floresta em pé. Essa área de atuação se dá, principalmente, em Unidades de Conservação, a exemplo do Parque Nacional da Serra do Divisor e da Reserva Extrativista Alto Juruá, atribuindo à SOS Amazônia um extenso e importante histórico de iniciativas para manutenção das florestas e melhores condições de vida aos povos que nelas habitam.
http://www.sosamazonia.org.br/conteudo/doacao/Projeto para criação, estruturação e lançamento do Instituto João Aleixo. Será um espaço de pesquisa e formação voltado para produzir conhecimento novo sobre a cidade, a partir das favelas e periferias. Idealizado pelo Observatório de Favelas, organização com grande experiência em pesquisa sobre a situação das favelas do Rio de Janeiro. O projeto complementa o trabalho já existente com o fortalecimento da pauta sobre a cidade, o meio ambiente urbano.
https://benfeitoria.com/observatoriodefavelasA Associação dos Amigos do Parque Nacional da Tijuca, ou Amigos do Parque, tem a missão de colaborar para a conservação, a proteção e a promoção da natureza e da cultura vivas no Parque Nacional da Tijuca. Atua em um modelo inovador de parceria com um Parque Nacional e é exemplo no desenvolvimento de ações sobre natureza, cultura e cidades.
https://amigosdoparque.org.br/seja-um-amigo-do-parque/